fbpx

Expansão da Consciência com Ciência

Ontopsicologia. Ciência multidisciplinar para o Ser Humano Integral

47

A Ontopsicologia é uma nova ciência de caráter sectário criada pelo ex-frade franciscano nascido na Itália e radicado no Brasil, Antonio Meneghetti, cujo ideário tem origens na teologia católica e na escolástica.

Os adeptos da ontopsicologia a definem como um disciplina multidisciplinar com aplicações em todas as áreas do conhecimento, como a economia, a política, a pedagogia, a medicina, o direito, a filosofia, a arte, a administração, a física, a arte e a tudo o que diz respeito à criatividade do homem.

Como toda nova ciência tem buscado aceitação acadêmica com atividades dedicadas à formação de líderes e como disciplina voltada à análise da psicologia humana aplicada a todas as áreas do conhecimento.

Baseia-se em três princípios fundamentais criados por Meneghetti: o em si ôntico, o campo semântico e o monitor de deflexão.

Coaching ontológico em saúde

A palavra ontopsicologia é formada a partir de três radicais gregos: ontos (óntos), “ser, real”, ψυχή (psykhé), “psique, alma, mente” e λόγος, (lógos), “estudo, palavra, razão”. Segundo Meneghetii, significa “estudo da psique humana inclusa a compreensão do ser”. Em outras palavras, se propõe a “estudar como a psique humana colhe o real” e seria “conhecimento do ser no modo da psiquicidade humana”.

A ontopsicologia se baseia em três princípios fundamentais: o em si ôntico, o campo semântico e o monitor de deflexão.

É a energia anterior à existência do ser humano que dá forma e identidade única à matéria biológica. É uma alma, ou espírito, com consciência e vontade próprios.

Para a ontopsicologia, as doenças têm origem quando a consciência, a personalidade e os desejos do ser humano estão em desacordo com a natureza de seu em si ôntico.

A terapia ontopiscológica busca o alinhamento da personalidade do ser humano com a personalidade de sua alma. Segundo Meneghetti, ele descobriu a existência do em si ôntico através da análise de seus próprios sonhos e dos sonhos de seus pacientes.

É uma forma de comunicação não física, não consciente e não conhecida. É uma espécie de telepatia que todo ser humano faz o tempo todo com todos os outros, sem ter consciência disso. Para a ontopsicologia, se você puder captar e entender a telepatia emanada de outro ser humano, poderá entender o que está desalinhado em sua alma e, assim, curá-lo de todas as doenças.

É um mecanismo residente dentro das células do cérebro que faz com que o cérebro compreenda os estímulos sensoriais de uma forma diferente do que eles realmente são, ou seja, são organismos, chamados por Meneghetti de programas, que a partir das células do cérebro altera os sinais físicos captados pelos sentidos humanos. A forma como vai alterar essa percepção depende de o que foi gravado nesses organismos/programas durante a infância.

Os adeptos da ontopsicologia defendem que todas as doenças, exceto as causadas sobre choques e colisões e as causadas por carência de alimentos, água ou oxigênio são causadas pela mente, isto é, apresentam causalidade específica no inconsciente do paciente.

Para eles, todo homem é um projeto perfeito da natureza e a doença surge quando o homem, em função de seu livre-arbítrio toma uma decisão contrária à natureza de seu programa de existência, isto é, seu em si ôntico.

A doença surge então como uma forma de defesa do inconsciente do paciente para impedir que o consciente persista em atitudes que o contrariem. Nestes termos, a ontopsicologia defende que “saúde e doença estão sob a responsabilidade do indivíduo” já que “sem a cumplicidade do sujeito, a doença não tem suporte para persistir”.

Coaching ontologico em saude

Os ontopsicólogos propõe, portanto, um tratamento baseado no realinhamento da personalidade do paciente com este programa natural de existência. A análise dos sonhos do paciente é a principal ferramenta usada na terapia ontopsicológica.

Mesmo doenças infectocontagiosas como a AIDS são vistas como psicossomáticas. Segundo Meneghetti, “para pegar a AIDS não é suficiente a ocasião do contágio, mas é preciso que o sujeito tenha uma estrutura psicológica predisponente e caracterial, que se forma na primeira infância.”

As causas do câncer, afirma Meneghetti, estão completamente firmadas na psiquê inconsciente. Segundo ele, uma vez identificada esta causa primária, é possível fazer com que os sintomas do câncer desapareçam.

A ontopsicologia considera de grande importância a educação sexual dos jovens, pois responsabiliza o sexo como a causa de 80% das doenças. Segundo Meneghetti “o sexo que hoje os jovens fazem faz mal porque diminui a inteligência, abaixa a vontade e reduz o instinto vital. A mediocridade, a forma de preguiça, de indiferença que se nota entre os jovens é resultado da perda de vitalidade natural e é devida a obsessão sexual, a excessiva masturbação ou a excessiva busca de amplexo”. O surgimento de doenças como câncer e a AIDS estariam assim ligados a esta obsessão pelo sexo. Meneghetti explica que quando alguém não é capaz de recusar sexo por estar inconsciente de sua obsessão, a natureza reage dizendo “Se este é o seu sexo, eu não quero tomar parte nele” e esta é a raiz da doença. Um tumor poderia ser a última barreira que o organismo encontraria para se defender.


O que não é a Ontopsicologia?

Uma área de atuação profissional ou de pesquisa acadêmica ligada a psicologia convencional, portanto seus termos e atividades não devem ser confundidos e a Ontopsicologia deve ser considerada como uam terapia alternativa de caráter holístico


Agendamento de entrevista


QR Code

Siga nos

Mantenha-se atualizado e receba prêmios

Prof. Paulo Morais
  • Prof. Paulo Morais
  • Analista Comportamental pela PM Desenvolvimento Humano Integral (https://pmorais.com.br)
    Mentor em Qualidade de Vida e Bem Estar pelo ICS - Instituto Crê Ser (https://institutocreser.org)
    Fundador do Programa de Impacto Social da F10 - Fundação 10 Envolver (https://10envolver.org)

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.