O que é Coaching?

Através de perguntas poderosas fazer com que o outro descubra ou reconheça suas dificuldades e encontre meios de se superar.

Coaching é um processo orientado para desenvolvimento pessoal, que pode ocorrer em grupo ou individual, que objetiva levar o indivíduo a alcançar uma meta, objetivo, ou resultado específico em sua vida.

O processo é orientado por um profissional que deverá exercer um perfil generalista ou especialista conforme a necessidade do Coachee.

O Coach deverá ter um profundo Know How em relacionamentos e muita experiência própria, e basear se em metodologias cientificas, testadas e comprovadas por milhares de usuários nas mais diferentes atividades, posições, ou profissões.

É uma metodologia comprovada que leva o indivíduo a superar suas dificuldades de forma mais fácil, rápida, e segura, e a alcançar um ou vários benefícios que podem estar relacionado a: saúde, finanças, relacionamentos pessoais ou profissionais, e pode ser aplicado na vida pessoal, profissional, familiar, social, afetiva, emocional, e espiritual.

Como ocorre o processo de Coaching?

1o – Sessão de apresentação

Levantamento das necessidades, definição das metas, e estabelecimento de objetivos tangíveis ou mensuráveis.

Definição quanto ao projeto contendo em torno de 10 a 12 sessões semanais ou quinzenais. Presencial (definir local), ou a distância

2o – Combinação quanto ao projeto de Coaching

Encontros, em cada sessão ocorre uma avaliação dos exercícios e resultados do período anterior, desenvolvimento das atividades do dia, e proposta de atividades e exercícios para o período posterior.

Acompanhamento entre sessões Off Line por tel ou e-mail.

3o – Resultados obtidos – Sucesso

Término do projeto

Conceitos relacionados a coaching

Coaching – Processo baseado em perguntas orientadas que objetiva levar o Coachee, ou o grupo, ao conhecimento e desenvolvimento de suas habilidades internas e a superar-se.

Coachee – Treinando, pessoa que quer desenvolver-se ou superar-se.

Coach – Treinador, ou orientador, ou instrutor. Professor não é um termo adequado pois o Coach não ensina, ele poderá até apresentar algumas técnicas e como usá-las, mas o Coach leva o Coachee a se (re)conhecer e a desenvolver suas potencialidades.

Ferramentas – Processos e

metodologias que levarão o Coachee a descobrir suas limitações auto impostas, resignificar suas crenças pessoais, estabelecer novas bases, alcançar novos patamares, e realizar grandes sonhos.

Consultoria – Proceso baseado em profissional especializado em determinada área ou conhecimento que apresenta receitas prontas para se resolver rapidamente um problema, porém não há garantia de que haja aprendizado ou que o problema retorne caso alguma variavel seja alterada.

Mentoria – Processo baseado em profissional com profundo conhecimento e experiência que é capaz de levar o mentorado, ou a equipe, a assimiliar as técnicas e conhecimentos necessários para se conseguir o novo patamar de resultados.

Mentor – Profissional que realzia a orientação

Mentorado – Cliente, pessoa que recebe a orientação.

Prof. Paulo Morais
  • Prof. Paulo Morais
  • Prof. Paulo Morais - http://linkedin.com/in/paulomorais

    + Master Coach Executivo e de Negócios pela PM Coaching e Mentoring (http://pmcoaching.com.br)
    + Life Coach em Qualidade de Vida e Bem Estar pelo ICS - Instituto Crê Ser (http://institutocreser.com.br )
    + Consultor e Instrutor em TIC - Tecnologias da Informação e da Comunicação pela PsM Gestão Tecnológica (http://psmgestec.com.br)
    + Gestor em projetos Educacionais pelo Instituto EaD (http://institutoead.com.br)
    + Mentor e Orientador de Startups pelo Inovativa Brasil - Sebrae e MCT (https://inovativabrasil.com.br)

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: